Melhores estratégias para o Inbound Marketing
Veja o que você precisa saber sobre este assunto!
Inbound Marketing é qualquer estratégia de marketing que tem como objetivo atrair o interesse das pessoas em seu negócio online. Possui como pilares o SEO, marketing de conteúdo e estratégia em redes sociais. Este é um método utilizado por empresas no mundo todo como base para fortalecer e melhorar o crescimento das empresas.
Inbound Marketing tem como ideia a criação e compartilhamento de conteúdos voltados para um público-alvo específico e, com esta comunicação, cria-se um relacionamento duradouro a lead.
Ou seja, ao invés de interromper o potencial cliente, ele é atraído por meio de conteúdo relevante. O objetivo é um relacionamento que ao final deste processo, a pessoa se sinta confiante a ponto de comprar o produto.
Se interessou e quer saber mais sobre o Inbound Marketing? Veja abaixo tudo o que separamos para você!
Como surgiu o Inboud Marketing
Apesar de praticado há bastante tempo de maneira inconsciente, o termo Inbound Marketing começou a ser utilizado por Brian Halligan que é cofundador da empresa Hubpost. Quando se pesquisa sobre o assunto, percebe-se que o conceito de Inbound Marketing surge junto do marketing digital. Isto porque, anteriormente, o consumidor não possuía controle sobre o que consumia. Agora, através da internet, isto é altamente possível e acontece o tempo todo.
Neste caso, o Inbound Marketing é como se fosse um imã, que irá atrair clientes através do seu conteúdo.
Por que o Inbound Marketing é melhor do que o Outbound Marketing?
Entretanto, para quem não sabe, Outbound Marketing nada mais é do que o Marketing Unilateral que estamos acostumados. Veja as vantagens do Inbound Marketing:
- Mais permissivo;
- Comunicação em via dupla, permitindo mais diálogo e interação;
- Custo relativamente baixo com melhores taxas de conversão quando comparado com o outbound marketing
- Conteúdo mais envolvente: maior engajamento;
- Possibilidade de acompanhar os resultados em tempo real: se necessário, a estratégia pode ser mudada imediatamente.
Vantagens do inbound marketing
Você ainda não se convenceu que o Inbound Marketing é o melhor para sua empresa, independente do tamanho dela? Então veja algumas das vantagens:
- Alcance do público certo: o foco aqui não é várias pessoas, mas sim as pessoas certas que consumirão o seu produto. Isto acarreta em aumento no número de visitantes pelo fato de você ter um público de qualidade;
- Aproximação com os clientes: lembra que o Inbound Marketing também é chamado de marketing de atração? Pelas relações formadas com o cliente, é formada uma relação de confiança, da qual seu público está mais aberto às suas dicas e recomendações. Além do mais, esta comunicação aberta permite um feedback diretamente com o consumidor;
- Maior persuasão: Com este item, é muito mais fácil vender para alguém que ainda está com dúvidas. O argumento é feito em informações sólidas ao longo do tempo, ou seja, o potencial cliente possui tempo para se convencer e continuar pesquisando e realizar um compra tranquila, sendo decisivo na hora da compra. Aqui entra o poder das mídias sociais: elas aumentam (Muito) o número de clientes;
- Ciclo de vendas mais curto: ciclo de vendas é o tempo que a empresa gasta desde o contato inicial até a venda, considerando todas etapas. Com um conteúdo personalizado, a empresa reduz o tempo do ciclo, reduzindo o custo de aquisição também;
- Diminuição de custos: além de reduzir os custos de aquisição, o Inbound Marketing também é mais barato que as soluções tradicionais. Estamos falando de uma redução de custos que ainda apresenta um resultado mais eficiente e com menos desperdício de recursos, que pode ser aplicado em táticas mais eficazes, aumentando a estratégia;
- Resultados em tempo real: acompanhando os resultados de estratégias, como por exemplo o marketing de conteúdo, SEO e redes sociais, é possível ter dados em tempo real, de maneira rápida e precisa para saber se está funcionando ou não;
- Maior Ticket Médio: com leads (Possíveis compradores) qualificados e bem informados, a confiança para realizar a venda é maior, logo, aumentando as chances reais de compra. Sem falar que o Inbound Marketing é uma estratégia segura, uma vez que há o risco menor de vender antes da hora.
Como fazer Inbound Marketing?
Agora você deve está com curiosidade para saber como aplicar em seu negócio, certo?
O Inbound Marketing possui quatro etapas:
- Atração: se trata de atrair os visitantes certos, chamado de tráfego qualificado. Para isto é utilizado os canais de marketing de conteúdo, blog, site, redes sociais e SEO;
- Conversão: uma vez que este leitor/visitante foi atraído, é necessário transformá-lo em lead (cliente potencial). As ferramentas mais utilizadas são landing pages (Geralmente um material gratuito), formulários, call to action (CTA), CRM (Gestão de relacionamento com o cliente) e CRO (Otimização da taxa de conversão);
- Venda: Após você conseguir o lead, você precisa transformá-lo em cliente. Aqui é necessário conhecer esta pessoa melhor, bem como um toque pessoal. As ferramentas mais utilizadas são automação de marketing, email marketing, nutrição de leads e lead scoring (definição de prioridade do time de vendas);
- Encantamento: aqui ocorrem duas coisas importantes: a compra do seu produto e a chance desde cliente ser um promotor da sua marca. Com os clientes satisfeitos, é possível que eles comprem mais, recomendando e ser menos suscetíveis aos concorrentes. As ferramentas utilizadas são o sucesso do cliente, relacionamento ativo e conteúdo avançado (Conteúdos específicos e real preocupação)
O funil de vendas e a jornada do cliente
Isto representa todo o processo de decisão, que é exemplificado pelo funil de vendas, que possui três etapas, sendo que a primeira etapa (Onde está a maior parte do público) deve representar 80% do conteúdo e os outros 20% entre meio e fundo. Veja um pouco mais sobre estas etapas:
- Topo: Aprendizado e descoberta: aqui a pessoa vai tirar dúvidas comuns e aprender conceitos novos. Os conteúdos mais indicados são blogs, publicações em mídias sociais, infográficos e vídeos, entre outros conteúdos fáceis de consumir e compartilhar. Importante ressaltar que não é esta a etapa onde se menciona o produto e/ou serviço;
- Meio: Consideração e intenção: aqui a pessoa já entendeu melhor sobre o assunto, ou seja, ainda não está pronto para comprar, mas com um bom trabalho, há esta grande possibilidade. Aqui os materiais devem ser mais ricos, como e-mails, ebooks, entre outros;
- Fundo: Avaliação e decisão: aqui os leads sabem qual a melhor solução. E ele apenas necessita ter certeza de qual produto comprará. Aqui é possível citar o produto diretamente. Depoimentos, blogs corporativos e landing pages de conversão em venda do produto podem ajuda-lo e definir sua escolha.
Como ter certeza que meu inbound marketing será bem feito?
Procure agências de marketing que tenham foco em Inbound Marketing e que apresentem resultados em trabalhos anteriores. Caso queira se arriscar em empresas novas, sem problemas! Porém, tenha certeza que seus resultados estão sendo consistentes.
Acompanhe mais conteúdos e fique sabendo tudo sobreas maiores tendências do Marketing Digital.
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