Entenda a importância de ter uma equipe profissional cuidando do marketing na sua empresa

Uma coisa bastante comum em quem está abrindo um negócio, são as afirmações do proprietário dizendo que estão cuidando do marketing da sua empresa. Por um lado, é inegável que isto indica uma grande atenção, vontade de fazer melhorias, e acompanhar as tendências online.

Entretanto, eis que aí temos um dos maiores erros de quem possui empresas: ignorar as experiências que profissionais do marketing possuem. Isso pode gerar erros irreparáveis, levando até mesmo o seu negócio à falência. Um dos maiores meios na atualidade é o marketing digital, e uma empresa que não se posiciona no online, fica também sem resultados.

Mas, muitas pessoas não sabem por onde começar e quem procurar para realizar esse projeto. Por isso, criamos esse artigo para te auxiliar. Veja agora alguns profissionais de marketing e suas principais funções.

Web Designer e analista de desenvolvimento web

Este profissional possui a função de cuidar criar identidade visual, layouts e imagens promocionais, como por exemplo, a aparência da sua página estará muito mais otimizada para o cliente e passará muito mais confiança e competência, bem como peças gráficas para promover a sua empresa em redes sociais.

Contratando um Designer, os seus projetos terão muito mais profissionalismo do que imagens criadas por alguém leigo nesta área. O analista de desenvolvimento web, por sua vez, irá garantir que o site esteja em ordem e realizar eventuais manutenções caso qualquer problema ocorra.

Redatores e Copywriters

Muitas pessoas atualmente afirmam que, para uma empresa dar certo, ela precisa de uma agência especializada na criação de conteúdos, seja para alimentar blogs, criar copy para páginas de seus produtos, fazer releases, descrições de anúncios e outros tipos de textos capazes de atrair a atenção do público e levar a lead a executar uma ação.

Esta é a função do redator ou Copywriter. Ele proporcionará conteúdos de qualidade que sejam condizentes com a sua empresa. Redatores digitais devem entender de SEO para que seu conteúdo tenha alcance. Já os Copywriters são focadas nas vendas. Entretanto, existem alguns que fazem todos os tipos de conteúdos.

Veja um exemplo de uma página de vendas que fizemos usando estratégia de Copywriting , clicando aqui

Analista de SEO e analista de redes sociais

O analista de SEO acompanha o progresso e analisa as oportunidades de melhorias no SEO da empresa. Deve estar sempre junto com os pessoais de conteúdo e desenvolvimento. Já o analista de redes sociais percebe como vai o engajamento dos seguidores em relação ao conteúdo produzido pela empresa. Assim como, também busca realizar melhorias nesta área, trazendo mais conversões através das redes sociais, blogs, e outras ferramentas.

Gerente/analista de otimização e conversões

Gerencia todos os testes de marketing e usa os resultados para aprimorar a taxa de conversões através do funil de vendas. Este profissional faz uso de landing Pages, formulários, botões de Call-to-Action, VSL, testes A/B, entre outros.

Gerente de marketing de conteúdo

À este profissional de marketing cabe a função de coordenar uma equipe responsável por toda a produção do conteúdo do seu site/blog. Além do mais, deve estar sempre atento e de acordo com os objetivos da empresa, buscando gerar leads, aumentar as vendas, e criar as estratégias que levem a uma ação final do negócio.

Realmente preciso de todas estas pessoas na equipe?

Sim, mas, obviamente, é possível ter uma equipe reduzida que saiba fazer mais de uma função. Vale ressaltar que os profissionais citados acima são apenas a equipe básica. Entretanto, é mais do que suficiente para fazer com que a sua empresa dê certo no marketing. E caso contrate mais de uma pessoa para fazer variadas funções, cuidado para não sobrecarregá-las, influenciando no rendimento e fazendo com que a qualidade do marketing da sua empresa caia.

Como contratar estes profissionais de marketing

Na verdade, tem muitas maneiras de se ter uma equipe de marketing no seu auxílio. Veja aqui algumas ideias:

  • Contratar estas pessoas diretamente através de carteira assinada, fazendo assim com que esta equipe tenha exclusividade na função;
  • Contratar freelancers com funções específicas separadas. Uma coisa que pode atrapalhar um pouco é que a equipe não possuirá nenhuma comunicação e apenas lidem com os resultados de diferentes grupos ou projetos;
  • Terceirizar totalmente o serviço: empresas de consultoria de marketing existem aos montes e nos mais variados tipos. Procure uma onde você se sinta a vontade e que se adeque ao seu perfil enquanto empresário. Depois analise e veja a mágica do marketing fluir na sua empresa.

Dicas sobre marketing na sua empresa

  • Esteja de cabeça aberta: às vezes um mínimo detalhe irá fazer toda diferença;
  • Qualquer dúvida sobre marketing, pergunte;
  • Não se sinta inseguro achando que não está mais lidando com o marketing da sua empresa: sinta-se feliz por ter uma equipe capacitada lhe ajudando para alavancar seu negócio;
  • Esteja aberto às mudanças: esse é um dos grandes segredos do marketing;
  • De nada adianta o melhor marketing com uma péssima administração: faça ambos andarem juntos.

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Asirios